Quem sou eu

Minha foto
Sou pedagoga, especialista em informática educativa e em gestão ambiental. São duas temáticas que amo de paixão.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

LIXO: NOSSA RESPONSABILIDADE
Houve época em que o lixo era, em sua quase totalidade, degradável. Podia ser reabsorvido pela natureza sem maiores problemas. Com o passar do tempo, porém, não só a quantidade de lixo aumentou, como a sua composição mudou muito: grandes quantidades de materiais não degradável (como plástico) e a crescente presença de substâncias químicas tóxicas (removedores, tintas, venenos). Assim, nossos córregos e a céu aberto trouxeram consequências sérias, mais relacionadas ao acúmulo de tais resíduos.
Como produzimos cada vez mais lixo, aumentamos nossos problemas ambientais, comprometendo nossos parcos recursos financeiros e, principalmente, desperdiçamos, irresponsavemente, recursos naturais. Temos um modelo de sociedade que prima pelo novo, pelo súpérfluo e pelo descartável.

Á medida que compreendemos que o problema do lixo não se resolverá apenas com novas tecnologias, aparece a importância de trabalharmos por uma nova mentalidade que produza atividades diferentes, que eduque e modifique hábitos.
Daí a necessidade que temos de pensar em uma nova possiblidade de como amenizar o problema do lixo. Surge então, a reciclagem, como solução para esse problema. Que bom séria, se em cada cidade brasileira, fosse adotada a coleta seletiva.
A coleta seletiva é de extrema necessidade para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresa, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Este tipo de coleta é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta.
                                                                                     Fonte: Lixo, Entender para Educar.