Quem sou eu

Minha foto
Sou pedagoga, especialista em informática educativa e em gestão ambiental. São duas temáticas que amo de paixão.

domingo, 17 de abril de 2011

FIQUE SABENDO






22 de Abril: Dia do Planeta Terra 
O Dia Internacional do Planeta Terra é comemorado dia 22 de abril desde 1970. Esta data foi criada pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson que convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição.
A Terra é cem vezes menor que o Sol.  Apresenta 510,3 milhões de km2 de área total, sendo que aproximadamente 97% é composto por água (1,59 bilhões de km3). A quantidade de água salgada é 30 vezes a de água doce e 50% da água doce do planeta está situada no subsolo.
No decorrer das décadas a população do planeta tem aumentado muito: em 1820 eram um bilhão de habitantes; em 1930, 2 bilhões; em 1960, 3 bilhões; 4 bilhões em 1974; 5 bilhões em 1988 e 6 bilhões em 2000 (dados do CIA - The world factbook).

A tabela abaixo mostra as alterações no perfil da população da Terra em 3 anos:

1999
2005*
População total
5.978.079
6.464.750
População urbana (% do total)
46.45
49.2
Densidade demográfica (pessoas por km quadrado)
45.96
48
Crescimento vegetativo (% anual)
1.36
1.21% *
*Estimativa (Nações Unidas)
Fonte: World Bank Group (Banco Mundial), 2002 e Nações Unidas (www.un.org), 2005



A população da Terra, embora busque melhorar a vida no planeta, é diretamente responsável por inúmeras alterações na natureza, que muitas vezes são prejudiciais ao ecossistema do planeta.
O homem vem aos poucos destruindo recursos naturais, essenciais para a manutenção da vida, não conseguindo repô-los. A contaminação dos rios e oceanos, a caça predatória, a poluição do ar, o efeito estufa e o devastamento das florestas são agressões ao meio ambiente que ameaçam o equilíbrio da Terra.
O esclarecimento da população desde a infância é uma forma efetiva de solucionar este problema. A conscientização de cada indivíduo de que alguns pequenos esforços na rotina de cada ser humano podem contribuir e muito para a proteção e defesa do nosso planeta é o primeiro passo para a promoção do uso sustentável dos recursos naturais da Terra.

QUAIS CUIDADOS PODEM AJUDAR NA PRESERVAÇÃO DO PLANETA?
- prefira sempre os produtos de limpeza biodegradáveis: estes produtos não provocam acúmulo de resíduos tóxicos nos rios e mares;
- não jogue lixo doméstico perigoso no meio ambiente: tintas, tíner, agrotóxicos e fluidos para carros nunca devem ser jogados em latas de lixo ou no esgoto. Informe-se sobre a melhor maneira de descartá-los e evite usá-los sempre que puder.
- prefira os produtos com embalagens retornáveis: o material plástico demora centena de anos para se decompor;
- leve sua própria sacola para carregar suas compras e evite o uso de sacolas plásticas;
- reduza o lixo: um indivíduo pode produzir, em média, cerca de 1 Kg de lixo por dia e a sua separação é indispensável para que alguns materiais, como os plásticos, o papel e o vidro possam ser reciclados e reutilizados.
- economize papel: muitas árvores são derrubadas para se obter a celulose, que é a matéria prima utilizada na fabricação de papel;
- incentive e realize a coleta seletiva de lixo;
- aproveite os alimentos por inteiro: polpa, cascas e sementes;
- apague as luzes quando não estiver no ambiente e substitua as suas lâmpadas comuns pelas fluorescentes, já que estas são mais eficientes no consumo de energia;
- desligue todos os aparelhos eletrônicos como TV, aparelhagem e computadores e não os deixe em standby quando não os estiver utilizando. Estes aparelhos continuam consumindo energia mesmo depois de desligados;
- não deixe a porta do refrigerador aberta;
- procure fazer banhos mais rápidos, assim, poupa a energia necessária para aquecer grandes quantidades de água durante o banho;
- procure utilizar a máquinas de lavar sempre cheia de louça ou roupa e assim diminua desperdícios de energia e de água;
- procure escovar os dentes com a torneira fechada;
- para lavar o carro, procure utilizar balde e não mangueira;
- para lavar louça, procure encher a pia de água e manter a torneira fechada;
- nunca deixe torneiras pingando.
- procure não utilizar papeis com cheiros e decorações para facilitar a reciclagem;

- na cozinha, prefira sempre utilizar um pano ao invés de guardanapos ou papéis de cozinha para limpeza;
- aproveite envelopes usados;
- só imprima documentos se houver extrema necessidade;
- Sempre que possível, opte pelo transporte público, ao invés do carro particular;
- ao comprar um carro, escolha os que consomem menos combustível ou pelos híbridos;
- para economizar combustível, verifique sempre a pressão dos pneus do seu carro;
- finalmente, oriente seus filhos a cuidar o meio ambiente e a fazerem a diferença.
Estas são algumas dicas de atitudes práticas que promovem um impacto positivo ao meio ambiente.  Agora cabe a nós mesmos transformar a realidade e garantir um futuro melhor para o planeta em que vivemos. O cuidado com o planeta deve começar em nossas casas com a consciência que devemos utilizar os recursos naturais sem colocá-los em risco, sempre renovando-os, e assim garanti-los para as próximas gerações. É nele que plantamos o alimento que comemos, criamos nossos animais, encontramos a água que bebemos e a terra que vivemos.
Esta conscientização pode ser o primeiro passo de um futuro mais limpo. Juntos, podemos fazer a diferença!

Referências bibliográficas:
Revista Conexão, Ano 3 - Edição Julho/Agosto 2007. – Como fazer a diferença? 
www.terra.com.br/planeta




A Fábula da Ecologia e do Tracajá

q

Navegando em uma remota região de um país que sonhava crescer, a Ecologia sentia o drama de viver a destruição de imensas florestas tropicais, pela fúria do fogo e a incapacidade humana.
Seguindo há vários dias entre rios, paranás e igarapés, a fauna e flora local, somando-se à tranquilidade de águas negras e límpidas, como a própria expressão da vida natural, a Ecologia tinha certeza que suas verdades seriam inquestionáveis pela simples razão de existirem.
Ao parar no fim de mais um dia, em um tranqüilo braço de rio, brilhando ainda sob a última luz do sol poente, a Ecologia resolveu ir até uma pequena casa que se avistava ao longe, à primeira vista em muitos dias.
Desembarcando, observou as paredes de toro encostados, cobertos pela palha característica da região, e chegou próxima ao jovem morador, que preparava sua primeira refeição do dia, após o árduo trabalho entre seringueiras e castanheiras.
Observando melhor a panela de barro do jantar, viu que o jovem preparava um tracajá, tartaruga típica do local e que se encontrava em perigo de extinção pelo seu abate indiscriminado.
Indignada, mas sábia, a Ecologia perguntou ao jovem:
- Você sabe o que está comendo?
- Sim, um tracajá.
Tentando encontrar um melhor caminho para resolver a questão, a Ecologia falou:
- Olhe, o tracajá é um animal protegido, inclusive o governo gasta muito dinheiro para criar e conservar a espécie. Além disso, a lei determina que você pode ser preso por crime.
Mas, pela lógica de que o processo deve evoluir, completou:
- Não vou lhe prender. Prefiro que você seja educado e entenda que se você comer este tracajá no futuro, seus filhos não vão mais ver tracajás nos rios.
E o jovem confuso respondeu:
- Mas, eu não entendo, se eu não comer o tracajá eu não vou ter filhos!!!
 MORAL
Para implantar uma consciência conservacionista que possui um caráter desenvolvido, em uma região que no mínimo é socialmente e economicamente carente, torna-se necessário primeiro superar a distância entre essas realidades.
¨O homem com fome não pode pensar no amanhã¨.