Quem sou eu

Minha foto
Sou pedagoga, especialista em informática educativa e em gestão ambiental. São duas temáticas que amo de paixão.

MUDANÇAS DE HÁBITOS

POLÍTICAS NACIONAL DE RESÍDUOS E SÓLIDOS: UM NOVO DESAFIO ÀS EMPRESAS, PODER PÚBLICO E SOCIEDADE

Imagine viver em um país onde tudo é consumido, é reciclado. Essa realidade se aproxima com a lei que cria a Politíca Nacional de Resíduos Sólidos, sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 02/08/2010.
Essa lei prevê a responsabilidade compartilhada, que envolve sociedade, empresas, prefeituras e governos na gestão dos resíduos sólidos. Também estabelece que as pessoas devam acondicionar o lixo de forma adequada, nos locais em que houver coleta seletiva. Isso porque a lei faz a distinção entre resíduo (que pode ser reaproveitado) e rejeito (lixo orgânico ou que não é possível reciclar).
A nova legislação tem também caráter educativo, uma vez que proclama uma ordem de prioridades no trato dos resíduos sólidos, conhecidos como os 3 Rs. "Reduzir, Reutilizar e Reciclar"
O primeiro objetivo é a redução na geração de resíduos sólidos. Trata-se de uma maior eficiência em gerar menos resíduos, sejam produtos ou embalagens.
O segundo R está relacionado à reutilização destes resíduos, descobrindo novas formas e opções para este reaproveitamento. Por último, está a reciclagem, como alternativa final, quando as anteriores não foram possíveis sejam por fatores tecnológicos ou de viabilidade econômica. Estas medidas propiciam uma menor exploração dos recursos  naturais disponíveis.
Com a sansão da lei, o País tentará solucionar o problema da produção de lixo, que segundo o Ministério do Meio Ambiente, chega a 150 mil toneladas por dia. Deste total, 59% são destinados aos lixões e apenas 13% têm destinação correta em aterros sanitários.
Fonte extraído da Revista Negócios & Sustentabilidade, ano I, nº 06, 2011.