Quem sou eu

Minha foto
Sou pedagoga, especialista em informática educativa e em gestão ambiental. São duas temáticas que amo de paixão.

EQUILÍBRIO NATURAL


O homem não está sozinho no universo.

Vivemos num mundo em meio a vegetais, animais e minerais, Se observarmos bem a natureza, verificamos que um ser depende do outro.
Por exemplo: a vaca come capim, a onça se alimenta de outros animais. As plantas precisam da água e do solo. A própria terra depende dos seres vivos: os solos ficam mais férteis com adubos vegetais e animais.
Tudo isso é o que chamamos de equilíbrio natural. Mas esse equilíbrio está sendo prejudicado pelo próprio homem.
O homem vive em conflito com a natureza, parece até que se tornou um inimigo dela. Essa natureza que fornece tudo ao homem (matérias-primas, alimentos, etc.) está sendo destruída ou poluída.
Procurando muitas vezes um progresso desordenado e visando um lucro imediato, o homem arrasou com matas, fundou cidades sem planejamanto, multiplicou fábricas e indústrias poluidoras, esquecendo-se de que as matas, os rios têm a sua utilidade.
Se o homem não se conscientizar a tempo de que a natureza é um dom de Deus, é fonte de vida, de saúde. de alegria, de poesia, e que deve ser preservada, custe o que custar, estará trazendo para si sérias consequências e correndo até o risco de desaparecer da face da terra.