Quem sou eu

Minha foto
Sou pedagoga, especialista em informática educativa e em gestão ambiental. São duas temáticas que amo de paixão.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

O desenvolvimento sustentável do planeta Terra é fundamental

 para a qualidade de vida das futuras gerações.


Dia 22 de abril é Dia da Terra, dia para rever os hábitos e discutir a saúde do planeta


O Dia da Terra foi criado para estimular as discussões sobre o meio ambiente, tema que já foi alvo de Conferências ao longo da história e levará Chefes de Estado de todo o mundo para discussões na Rio+20
Diante da grande necessidade de se pensar os problemas ambientais e a degradação da biodiversidade, dia 22 de abril foi estipulado como o Dia da Terra.  A ideia surgiu em 1970 principalmente da necessidade de se pensar a saúde do meio ambiente e estimular o cuidado, individual e coletivo, com o nosso planeta.
O planeta Terra está localizado no sistema solar, sendo o terceiro mais próximo do Sol, dos oito planetas que o compõem. O “planeta azul” como também é conhecido, é coberto, em mais de 70%, por água dos oceanos, sem considerar os rios e mares que ficam na parte seca do planeta. Composta por cinco continentes, a área seca tem 148.647.000 Km2. Já os oceanos têm uma área estimada de 361 milhões de Km2, abrigando diversas formas de vida, animais e plantas aquáticos. É único planeta do qual se tenha notícia de ter seres vivos.




Vamos conservar nosso planeta! 

O dia Mundial da Terra é comemorado no
dia 22 de abril. A data surgiu nos Estados Unidos na década de 70 quando o senador Gaylord Nelson organizou o primeiro
protesto nacional contra a poluição. Mas foi só a partir da década de 90 que a data se internacionalizou, ou seja, outros países também passaram a celebrar a data. 

Aproveite esta época para fazer alguma coisa boa para o planeta mãe Terra, como plantar uma muda, convocar os amigos para ajudar a coletar o lixo da praça ou parque que você frequenta, colocar lixeiras perto dos rios para evitar lixo nos córregos
e muito mais pode ser feito. O importante é passar a mensagem da importância de cuidar do nosso planeta, afinal esta é a nossa casa. 



Curiosidades sobre a Terra:
  • Tem em torno de 4,5 bilhões de anos. 
  • Tem 510,3 milhões de km2 de área total
  • Aproximadamente 97% da superfície da Terra é composta por água.
  • O ponto mais alto da Terra é o Everest no Nepal - China com aproximadamente 8.800 metros
  • A população humana atual da Terra é de aproximadamente 6 bilhões.



.


Pesquise mais sobre o Dia da Terra em: http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_terra.htm