Além da fome, da falta de moradia, de saneamento básico e das questões de saúde, um grande problema que atinge a humanidade hoje é a destruição do meio ambiente. Esse é um problema seríssimo do século XXI.
É verdade que os problemas ambientais não começou neste século, mas desde as épocas anteriores, por causa da ganância e irresponsabilidade do homem. No Brasil, o meio ambiente vem sendo destruído desde o "descobrimento". A extinção do pau-brasil, árvore que deu o nome ao nosso país, é uma compravação disso.
No entanto, com o grande desenvolvimento da indústria neste século, o meio ambiente passou a ser agredido como nunca. Os rios passaram a receber os resíduos industriais; a fumaça lançada pelas fábricas polui o ar; os carros, em números cada vez maior, lançam diariamente na atmosfera poluentes prejudiciais à saúde; as usinas nucleares passaram a ser uma grande ameça para todos, por causa da radiação que podem deixar escapar para o meio ambiente. E mais: a devastação do meio ambiente toma uma dimensão mundial, causada pelo homem e seus interesses lucrativos.
A destruição da camada de ozônio e as queimadas na floresta Amazônica afetam todo o nosso planeta, pois esses fatos estão alterando as condições climáticas e a temperatura da terra. Em consequências desses fatos, a vida na terra é ameaçada. Por causa de tudo isso, as pessoas passaram a perceber que da preservação do meio ambiente depende o futuro da própria humanidade.
Breve: Quais são as grandes ameaças à destruição da vida em nosso planeta? Você sabe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário